Sinditerceirizados
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
HOME
 
SOBRE
 
 
JURÍDICO
 
PARA VOCÊ
 
PARA EMPRESAS
 
HOMOLOGAÇÃO MÓVEL
 
CONTATO
 
 
 
 
       
     
 
Sinditerceirizados
Benefícios
Parceiros
Associe-se
Notícias
Informativos
Galeria de Fotos
Datas Comemorativas
 
Notícia - STF decide a favor da Constitucionalidade da Contribuição a Sindicatos 2023-09-12 13:58:19
STF decide a favor da Constitucionalidade da Contribuição a Sindicatos

Nesta segunda-feira (11), o Supremo Tribunal Federal (STF) proferiu uma decisão marcante a respeito da contribuição assistencial, considerando-a constitucional mesmo para os empregados que não são filiados a sindicatos, desde que estabelecida por meio de acordo ou convenção coletiva.

O veredicto, com 10 votos a favor e apenas um contra, marca uma reviravolta no entendimento da mais alta instância do judiciário brasileiro e reintroduz a cobrança assistencial que havia deixado de ser obrigatória em 2017. Naquela ocasião, os ministros do STF declararam a inconstitucionalidade da imposição dessa contribuição assistencial, justificando que já existia o imposto sindical obrigatório.

Entretanto, no mesmo ano, a reforma trabalhista tornou facultativa outra forma de contribuição: a sindical. Diante desse novo cenário, sem a obrigatoriedade do imposto sindical, os ministros do STF optaram por reavaliar a cobrança assistencial em abril deste ano.

O ministro Luís Roberto Barroso, autor da proposta que resultou na mudança de entendimento sobre o assunto, afirmou que essa decisão representa uma solução intermediária que assegura aos sindicatos uma forma de financiamento.

Mas, afinal, o que é a contribuição assistencial? Trata-se de uma taxa determinada em acordo ou convenção coletiva, com o propósito de financiar atividades assistenciais promovidas pelos sindicatos. O valor a ser pago será definido individualmente por cada categoria e deve ser aprovado pelos colaboradores durante assembleias.

Vale ressaltar que essa cobrança é distinta da contribuição sindical, que corresponde a um dia de trabalho e é recolhida anualmente, no mês de março, em benefício dos sindicatos.

Com informações de O Globo.
 
     
Sinditerceirizados
               
 
 
(11) 2709-3328
R. Rangel Pestana, 880 - Centro
CEP 13201-000 - Jundiaí/SP
 
CNPJ: 00.873.750/0001-78
REG. MTE: 46010.001770/95
Sindicato dos empregados e trabalhadores nas empresas de prestação de serviços de asseio e conservação limpeza urbana, limpeza ambiental, áreas verdes dos municípios de Jundiaí e região.
   
Siga-nos nas
Redes Sociais
 
 
 
 
 
DISK DENÚNCIA: 0800 77 35 900
 
 
     
 
SOBRE   JURÍDICO PARA VOCÊ PARA EMPRESAS
Palavra do Presidente   Serviços Benefícios Cadastre-se

Histórico

  Homologação

Parceiros

Contribuições

Certidão Sindical

  Atendimento Associe-se Convenções

Categorias

    Notícias Circular de reajustes

Base Territorial

    Informativos  

Data Base

    Calendários  

Editais

    Galeria de Fotos  
         
 
HOME
 
CONTATO
 
 
Sinditerceirizados 2021 © Todos os direitos reservados
Total de acessos: 485