SOBRE

HOMOLOGAÇÃO MÓVEL

Informativos
Datas Comemorativas

Notícia - Ministério Público do Trabalho (MPT) conclama trabalhadores a fortalecer o Sindicato 23 de Julho de 2018

A importância dos sindicatos para os trabalhadores

Apesar de a maioria dos trabalhadores entender perfeitamente o quão importante é a representação sindical na vida do conjunto dos trabalhadores de uma empresa, de um setor, uma categoria ou de uma região, não são poucos, porém, os que não percebem que, sem essa representação, os trabalhadores ficam totalmente à mercê dos maus patrões. E o pior é que só vão se aperceber deste fato quando se sentirem lesados em seus direitos.

Já os trabalhadores que têm à sua frente uma entidade sindical forte, atuante e representativa, que luta efetivamente em defesa dos seus direitos, dos seus salários e por melhores condições de trabalho, sabem que não estão sozinhos na luta por dignidade.

Afinal, são os sindicatos, representantes legítimos do conjunto dos trabalhadores, que conseguem dobrar a intransigência patronal e conquistar benefícios e reajustes. Ou alguém acredita que os aumentos concedidos pelos empresários são espontâneos? E a ampliação dos direitos, por acaso alguém acha que é apenas um gesto de bondade patronal?

Todos os reajustes e toda ampliação de direitos são conquistas dos sindicatos, que organizam e mobilizam trabalhadores, realizam paralisações e greves, formulam propostas, sentam-se à mesa de negociações e negociam acordos – sempre com a concordância do conjunto de trabalhadores manifestada em assembleias. São os sindicatos que conquistam benefícios com descontos em convênios e que oferecem clubes de campo ou colônias de férias para o lazer do trabalhador e seus familiares.

Apenas uma minoria de trabalhadores consegue perceber que, para obter conquistas, alguns fatores são imprescindíveis, como a união, a segurança e a importância da sua participação. Se o associado não participar convencido de que é assim que tem de ser, o significado da luta sindical perde sua essência, o porquê de sua luta e de sua existência.

Os sindicatos são importantes na vida dos trabalhadores porque negociam para o conjunto dos trabalhadores, e não apenas para os sindicalizados. Portanto, se você ainda não é sócio(a) do sindicato, associe-se. Venha somar e fortalecer a nossa luta!

R. Rangel Pestana, 880 - Centro
CEP 13201-000 - Jundiaí/SP

CNPJ: 00.873.750/0001-78
REG. MTE: 46010.001770/95
Sindicato dos empregados e trabalhadores nas empresas de prestação de serviços de asseio e conservação limpeza urbana, limpeza ambiental, áreas verdes dos municípios de Jundiaí e região.

Siga-nos nas

DISK DENÚNCIA: 0800 77 35 900